Visitantes Negócios Associações e Imprensa
Blog Instagram Facebook Twitter

Notícias


Maringá realiza o primeiro Encontro Municipal Lixo Zero

Maringá realiza o primeiro Encontro Municipal Lixo Zero

Publicado em: 16/05/2019

As boas práticas de gestão de resíduos voltadas para o lixo zero de Maringá, juntamente com os seus empreendedores sociais, serão apresentados na 1ª edição do Encontro Lixo Zero realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e a Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, com apoio da empresa Biotalk Comunicação Ambiental e do Maringá e Região Convention & Vistors Bureau.

O evento será composto de diferentes formatos de apresentação, com palestras, mesa redonda, workshop e oficina. Os temas abordados serão: Conceito Lixo Zero, Moda sustentável, Estilo de vida lixo zero, Consumo consciente, Hortas comunitárias, Produtos sustentáveis e Compostagem. As apresentações fazem parte de soluções alternativas, promovidas pela sociedade civil, que têm chamado a atenção nacionalmente pelos seus resultados e eficiência. 

Os resíduos sólidos são um dos principais problemas das cidades brasileiras, sua gestão representa uma fatia significativa dos orçamentos municipais. Boa parte dos resíduos produzidos no nosso dia-a-dia não têm sua destinação adequada, como preconiza as premissas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, e, portanto, acabam destinados aos aterro sanitários, causando impactos de ordem ambiental, social e econômica.

“O Encontro é um evento muito importante para engajar a população na causa do lixo zero, pois apresenta e enaltece iniciativas que impactam positivamente a cidade. Além disso, discussões acerca do tema possibilitam repensar os problemas e utilizar os resíduos sólidos como ferramenta para o desenvolvimento da cidade”, afirma Isabela Machado, consultora e embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil. “O evento promete ser inspirador, em sintonia com a visão sustentável da cidade verde”, completa. 

O evento é gratuito e acontecerá no dia 7 de junho, no auditório Hélio Moreira (Av. XV de novembro, 701), das 08:00 ao 12:00. As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 17 de maio de 2019.