Visitantes Negócios Associações e Imprensa
Blog Instagram Facebook Twitter

Notícias


Exames gratuitos para prevenção do Ceratocone ocorrem neste domingo no Mercadão

Exames gratuitos para prevenção do Ceratocone ocorrem neste domingo no Mercadão

Publicado em: 08/11/2019

O Mercadão de Maringá, filiado ao Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, será sede, neste domingo (10/11), da Campanha de conscientização do Ceratocone. A ação é realizada pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), em conjunto com a Campanha Violet June, com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença que começa geralmente na adolescência e, se não diagnosticada precocemente e tratada, pode levar à necessidade de um transplante de córnea.

O que é a doença

O Ceratocone é uma doença degenerativa, que causa o aumento da curvatura da córnea, provocando o impedimento da chegada dos raios luminosos no foco de visão. Com isso, o paciente começa a ter perda de visão progressiva, causando miopia ou astigmatismo. “A doença ainda é a principal causa de transplantes de córnea no Brasil - entre os mais de 23 mil transplantes realizados por ano, mais de 13 mil são de córnea”, relata a presidente da SBO, Edna Almodin, também reconhecida oftalmologista maringaense.

Pesquisa

A presidente explica que foram criados postos de atendimento, neste final de semana, em todo Brasil. “João Pessoa (PB), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Montes Claros (MG), Jundiaí (SP), Porto Alegre (RS), Feira de Santana (BA), Guarulhos (SP) e São Paulo (SP) estão entre as cidades que oferecerão atividades para prevenção da doença. Maringá será a única do Paraná a oferecer atendimento em prol da mobilização.”

O projeto também tem como proposta levantar dados sobre a doença. “Aplicaremos um questionário aos participantes. Com essas informações em mãos, vamos compilar tudo, para criar um artigo científico sobre a incidência e prevalência do Ceratocone no Brasil”, explica.

Exames

Quem passar pelo evento no Mercadão de Maringá terá a sua disposição, gratuitamente, profissionais que realizarão dois exames iniciais: medição da acuidade visual e auto refração (Refração Computadorizada). Os pacientes que tiverem miopia ou astigmatismo suspeito ou histórico da doença serão encaminhados a Topografia de Córnea, exame utilizado para diagnóstico do Ceratocone.  O objetivo é prevenir o avanço da doença.

Os exames terão início às 9h e seguem até às 17h. Cada atendimento terá duração, em média, de 10 minutos.

Serviço

Campanha de conscientização do Ceratocone

Mercadão de Maringá - Av. Prudente de Morais, 601 – Em frente ao Estádio Willie Davids

10/11 – Domingo

Das 9h às 17h