Visitantes Negócios Associações e Imprensa
Blog Facebook Twitter

Sala de imprensa


Abear destaca importância do trabalho do Observatório do Turismo e Eventos

Publicado em: 10/07/2018

Iniciativa do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, o Observatório do Turismo e Eventos de Maringá completou, em junho, dois anos de operação. De lá para cá, ele pôde contribuir para que o poder público, a iniciativa privada e outros interessados tivessem acesso a informações do setor, identificando os potenciais e as carências.

A importância do trabalho desenvolvido pelo Observatório é destacada por algumas das principais entidades brasileiras dos segmentos ligados ao trade turístico. É o caso da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

De acordo com o presidente da entidade, Eduardo Sanovicz, a quantidade e a variedade de dados facilmente disponíveis das mais diversas fontes trazem excelentes oportunidades para gestores públicos e privados. “Pedaços aparentemente isolados de informação podem se transformar em conhecimento valioso para a realização de diagnósticos e a tomada de decisões”, comenta.

O resultado, acrescenta Sanovicz, é uma contribuição de entidades como o Observatório para que haja maior produtividade, assertividade na elaboração de planejamentos e precisão na mensuração de resultados.

“Na aviação, por exemplo, cada voo gera milhares de parâmetros aproveitados com vistas à eficiência e segurança. No Turismo, o acompanhamento de estatísticas permite entender melhor a dinâmica desse setor que se relaciona com tantos outros. O apoio de dados auditáveis e confiáveis confere transparência ao trabalho, além de permitir a devida alocação de investimentos e o claro dimensionamento dos resultados alcançados”, completa.

O Observatório monitora mensalmente o comportamento do turista e dos segmentos econômicos impactados por ele em Maringá disponibiliza os dados no www.maringacvb.com.br/observatorioturismomaringa.

Na página, é possível encontrar indicadores como a taxa de ocupação e o preço das diárias praticado pela hotelaria; o Imposto Sobre Serviços (ISS) das empresas do trade turístico; informações sobre o mercado de trabalho; o movimento nos terminais de acesso pelas rodovias e pelo Aeroporto Regional de Maringá; entre outros.

O Observatório tem patrocínio da Viapar e apoio do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Sebrae, Cooper Card, Tática Consultoria – empresa júnior do curso de Economia da UEM, e Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem).