Visitantes Negócios Associações e Imprensa
Blog Facebook Twitter

Sala de imprensa


Quatro dias de festa marcam os 110 anos da chegada dos japoneses

Publicado em: 10/07/2018

Música, jogos eletrônicos, cosplay e uma variedade de pratos da culinária japonesa estão entre as atrações

As comemorações em Maringá alusivas aos 110 anos da imigração japonesa para o Brasil serão marcadas por competições de jogos eletrônicos, os fãs de tecnologia, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes, animes e séries terão espaço para mostrar suas habilidades e desfilar personagens japoneses de filmes e mangás, mas também contarão com muita música, karokê, moda e, principalmente, os mais tradicionais pratos da culinária do Japão.

Os principais detalhes da Expo IMIN 110 serão esclarecidos pelos organizadores durante café da manhã que o Maringá Convention & Visitors Bureau oferecerá na manhã desta sexta-feira a representantes de todos os órgãos de imprensa de Maringá e região no Hotel Deville.

A Expo IMIN110 acontece de 19 a 22 próximos no Parque de Exposições e contará com a presença de autoridades japonesas e brasileiras, entre elas a princesa Mako Akishino, que representará a família imperial japonesa no evento.

Já no primeiro dia, no Pavilhão Azul, acontece um desfile de moda que destacará a influência da cultura japonesa na moda brasileira e em seguida haverá apresentação do grupo de dança da Associação Cultural de Maringá (Acema), o Matsuri Dance.

Na sexta-feira, dia 20, as atividades começam pela manhã no Pavilhão Azul, Pavilhão Branco e na arena coberta do parque. No Pavilhão Branco, durante todo o dia uma competição de Yosen, um esporte de quadra praticado com bola, muito popular no Japão. Ao mesmo tempo, no Pavilhão Azul acontecem desfile de moda, work shop de coluniária, festival de karaokê e apresentação de grupos folclóricos.

 

Neta do imperador

A abertura oficial da Expo IMIN110, com a presença de autoridades japonesas e brasileiras será realizada às 17 horas na arena coberta. As atenções da colônia nipônica na região estão voltadas para a presença da princesa Mako, que representará a família imperial japonesa. Ela é filha do príncipe Fumihito, que esteve em Maringá em 2015, e neta do imperador Akihito e da imperatriz Michiko, que visitaram Maringá em 1978. Esta será a quinta vez que representantes da família imperial vêm a Maringá.

A solenidade continua no sábado e domingo com esportes eletrônicos, work shop de culinária, apresentações de taiko, os famosos tambores japoneses, cosplay, kesho e um show com a cantora Ayu Brazil, celebridade do mundo geek, que interpreta temas de animes japoneses, como “Cavaleiros do Zodíaco”, “Dragon Ball” e “Pokémon”.