Maringá pretende se candidatar a sede do International University Beach Games

Publicado em: 28/11/2018

O empresário Odcleyton Melo, diretor do Ody Park Aquático Resort Hotel, estará nesta quinta-feira em Brasília (DF), onde participa como representante do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau de reunião da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) para apresentar a candidatura de Maringá para sede da próxima edição do International University Beach Games, esportes de praia geralmente disputados nas modalidades de beach hand, beach soccer, beach volleyball e beach tennis nas categorias masculina e feminina.

A vinda dos Beach Games tem apoio de captação do Convention Bureau, que já foi parceira da CBDU na última edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que trouxe cerca de 3,5 mil participantes a Maringá no início deste mês e impactou a economia do município em mais de R$ 10 milhões.

Caso a competição venha para Maringá, ela deverá trazer à cidade cerca de 600 participantes representando universidades de todos os Estados brasileiros e de 17 países da América Latina, o que vai impactar a economia do município, especialmente a rede hoteleira.

“Os Beach Games geralmente acontecem em cidades que têm praia, mas a CBDU acha que Maringá tem cacife para sediar a competição pela sua capacidade de receber demonstrada durante os JUBs, que aconteceram aqui neste mês”, diz Odcleyton. “Como o parque aquático já conta com boa parte da estrutura necessária para um evento deste porte, vamos primeiro saber o que mais precisamos fazer e, então, apresentar a candidatura”.

A vice-presidente para Assuntos de Relações Institucionais do Convention Bureau e presidente da Sociedade Rural, Maria Iraclézia de Araújo, disse que é importante que Maringá consiga trazer a competição para se consolidar como cidade com capacidade para sediar grandes eventos esportivos. Como ex-secretária municipal de Esportes e Lazer, ela diz que Maringá é um dos municípios brasileiros com melhor estrutura esportiva, superior até à de muitas capitais.

Para a superintendente Executiva do Convention, Yara Linschoten, Maringá tem grande chance de sediar a competição. Ela lembra que a direção da CBDU ficou muito satisfeita com a estrutura, a hospitalidade e a organização da cidade ao receber os JUBs.

O evento, segundo o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, apresenta-se como uma possibilidade de consolidar um projeto da CBDU de envergadura mundial. “Faz nove anos que realizamos os jogos universitários brasileiros de praia e há cinco começamos a desenhar o projeto em âmbito internacional, que agora temos a oportunidade de consolidar mundialmente como um grande evento esportivo, criado, desenvolvido e inicialmente organizado no Brasil”, elencou o presidente.

Ody Park

O Ody Park Aquático Resort Hotel é filiado ao Maringá e Região Convention & Visitors Bureau e foi um dos estabelecimentos a hospedar delegações participantes dos JUBs. "A empresa já fez seus próprios eventos, mas hospedar delegações do porte dos Jogos Universitários foi a primeira vez e sentimos que passamos no teste. Foi bom para nós, que ganhamos experiência, importante para os atletas, que receberam um atendimento de alto nível, e para a cidade, pois todos que ficaram conosco certamente vão falar bem de Maringá", diz Odcleyton.

Para ele, é importante que estabelecimentos que recebem turistas, como é o caso do Ody Park, sejam parte do Convention, que atua no fomento do turismo, apoia captação de grandes eventos e tem uma atuação muito forte na melhoria da qualidade do atendimento. Ele destaca os treinamentos que o Convention promoveu, com o apoio da Cooper Card, para preparar as equipes dos hotéis e shopping centers para receber os participantes dos Jogos Universitários.