Visitantes Negócios Associações e Imprensa
Blog Facebook Twitter

Sala de imprensa


Convention pede a Ratinho Jr a redução do ICMS do combustível de aviação

Publicado em: 07/02/2019

A presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Maria Iraclézia de Araújo, e o superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, Fernando Rezende, entregaram ao governador Carlos Roberto Massa Júnior, o Ratinho Júnior, ofício solicitando atenção especial para a questão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o combustível utilizado na aviação.

 

A entrega aconteceu durante reunião do governador com empresários, o prefeito Ulisses Maia (PDT) e deputados estaduais na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

 

Ratinho Júnior já conhecia o pedido, apresentado pelo Convention, Aeroporto, Associação Comercial e outras entidades durante a campanha eleitoral do ano passado. Ele se propôs analisar com especial atenção o documento por saber que a redução da alíquota para o querosene de aviação pode ter grande impacto na economia paranaense ao atrair mais voos e ajudar a reduzir o preço das passagens aéreas.

 

A presidente do Convention diz estar confiante que Ratinho Jr “vai analisar com cuidado este assunto, pois vários Estados, justamente aqueles que tem economia mais forte, já reduziram o imposto sobre o querosene de aviação e não há mais porquê o Paraná continuar cobrando o dobro dos demais Estados”.

 

Fernando Rezende destacou que na mesma data em que Maringá pedia a redução do ICMS Querosene, no Estado de São Paulo o governador João Dória confirmava a redução em seu Estado. “Se aqui a alíquota continuar o dobro da dos Estados vizinhos, além de as empresas não aumentarem o número de voos para o Paraná, certamente vão abastecer seus aviões nos Estados onde o combustível estiver mais barato”. Segundo ele, o maior custo das companhias aéreas é com combustível, que no Brasil corresponde a 26% dos custos totais.