PUBLICAÇÕES

Aeroporto: recorde em Maringá
Aeroporto: recorde em Maringá

O Aeroporto Regional Sílvio Name Júnior, em Maringá, manteve o ritmo de crescimento no movimento de passageiros apresentado nos últimos anos e, no ano passado, registrou novo recorde, com 876.461 embarques e desembarques realizados entre janeiro e dezembro. O aumento foi de 5,45% em relação ao mesmo período de 2014, quando 831.134 viajantes utilizaram o terminal.

O superintendente do aeroporto, Fernando Camargo, comemorou o resultado obtido, mesmo com a crise econômica. "O crescimento ficou acima da média nacional, que foi de 3,5%. Esse desempenho é fruto da economia positiva de Maringá e região, em comparação com outras localidades, e também porque o avião tem se mostrado cada vez mais um meio de transporte prático e, principalmente, pontual", comenta.

Segundo Camargo, são realizadas, em média, 32 operações diárias no aeroporto, com trajetos entre de Maringá e São Paulo, Campinas, Campo Grande, Cuiabá e Curitiba, além de voos temporários a Foz do Iguaçu e Florianópolis. "O executivo, aquele que realiza viagens a negócio, é o que predomina. Porém, há passageiros dos mais diferentes perfis", destaca.

Para este ano, a administração do aeroporto aguarda repasses do governo federal para que haja a ampliação da pista e do terminal de passageiros, entre outras obras. A expectativa é que o movimento volte a crescer e com fôlego semelhante ao do ano passado. "O crescimento deve se manter na casa dos 5% ou 6%. É um número expressivo quando consideramos que em 2015 quase 900 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram. Além disso, no comparativo do acumulado entre os anos de 2013 e 2015, o crescimento foi de 20%. Esses números precisam ser ressaltados", frisa Camargo.

Mais avanços

Não foi, entretanto, apenas o número de viajantes que sofreu aumento no Aeroporto Regional de Maringá. A quantidade de pousos e decolagens subiu de 10.361, em 2014, para 10.782, no ano passado; avanço de 4,6%. Na movimentação de cargas domésticas, o processo foi de recuperação. Enquanto houve retração, em 2014, o ano passado contabilizou alta de 3,75%, passando de 957.689 quilos para 993.582 quilos.

FONTE: Jornal O Diário do Norte do Paraná/ Foto - Aeroporto Regional de Maringá. Crédito: TK Stúdio