PUBLICAÇÕES

Viapar é patrocinadora
Viapar é patrocinadora
17/11/2016

A Viapar – Rodovias Integradas do Paraná é patrocinadora do Observatório do Turismo e Eventos, núcleo de pesquisas criado pelo Maringá e Região Convention & Visitors Bureau. Além disso, a concessionária contribui mensalmente com o projeto por meio do repasse de informações sobre a quantidade de veículos entrantes em Maringá e que passam pelas praças de pedágio localizadas nos municípios de Mandaguari, Presidente Castelo Branco e Floresta.

O diretor presidente da Viapar, Camilo Carvalho, explica que é com o objetivo de valorizar e contribuir com o desenvolvimento dos diferentes setores da economia, que a concessionária investe no Observatório do Turismo.

"Maringá tem alcançado níveis muito bons em diversas áreas como saúde e educação. Uma cidade que se orgulha da qualidade de vida também não pode ser esquecer da importância de todos os segmentos econômicos. E o turismo é considerado, hoje, uma ferramenta fundamental para atrair investimentos", comenta.

O papel do Observatório é levantar informações para identificar os potenciais e as carências do turismo e eventos da cidade. Os dados são  disponibilizados para que especialistas, poder público e privado e a sociedade civil organizada sejam auxiliados nas tomadas de decisão que envolvam o setor. 

São monitorados a tarifa média cobrada pelos hotéis; a taxa média de ocupação dos hotéis; o Imposto Sobre Serviços (ISS) arrecadado na área de turismo; o mercado de trabalho ligado ao turismo; a malha rodoviária; a movimentação do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior e a  movimentação terrestre pela Viapar.

O projeto tem, ainda, apoio do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Cooper Card e Sebrae.

Todos os dados estão disponibilizados gratuitamente no site www.maringacvb.com.br/observatorioturismomaringa.