PUBLICAÇÕES

Observatório é sucesso
Observatório é sucesso
16/12/2016

Após seis meses de atuação, o Observatório do Turismo e Eventos encerra o ano como o principal canal de acesso a informações do trade turístico local. O núcleo de pesquisas do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau disponibiliza em seu site (www.maringacvb.com.br/observatorioturismomaringa) dados atualizados que contribuem na identificação dos potenciais e carências do setor.

A superintendente executiva do Convention e do Observatório, Yara Linschoten, ressalta que as informações estão à disposição para que especialistas, poder público e privado e a sociedade civil organizada possam ser auxiliados nas tomadas de decisão que envolvam os segmentos turísticos e de eventos de Maringá.  
“Apesar do trabalho ainda estar no início, a sensação é de dever cumprido. As ações que visam mapear e monitorar o comportamento dos turistas tiveram êxito. A projeção é estruturar ainda mais esse projeto em 2017”, afirma.

Atualmente, o núcleo de pesquisas do Convention verifica periodicamente a tarifa média cobrada pelos hotéis; a taxa média de ocupação dos hotéis; o Imposto Sobre Serviços (ISS) arrecadado na área de turismo; o mercado de trabalho ligado ao turismo; a malha rodoviária; a movimentação do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior e a movimentação terrestre pela Viapar – Rodovias Integradas do Paraná.

O projeto é patrocinado pela Viapar e tem apoio do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Cooper Card e Sebrae.

Confira abaixo a opinião de lideranças de Maringá sobre o Observatório do Turismo e Eventos:

"Maringá tem alcançado níveis muito bons em diversas áreas como saúde e educação. Uma cidade que se orgulha da qualidade de vida também não pode ser esquecer da importância de todos os segmentos econômicos. E o turismo é considerado, hoje, uma ferramenta fundamental para atrair investimentos. Por isso, o Observatório é tão importante".

Diretor-presidente da Viapar, Camilo Carvalho.

"O Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (que é modelo para o de Maringá) produz levantamentos com análise de itens como perfil do público, porcentagem e perfil dos turistas, impacto econômico, e avaliação dos participantes em relação à cidade. Estes dados são usados pela São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) como forma de melhorar o atendimento dos turistas, especificar o treinamento necessário ao pessoal envolvido e gerar campanhas e programas direcionados ao público-alvo dos eventos. Premiado pelo MTur, inspirou a criação de Observatórios de Turismo em diversos destinos brasileiros".

Coordenador do Observatório de Turismo e Eventos de São Paulo, Fabio Montanheiro.

"O setor do turismo é um dos mais pujantes na economia. Em Maringá, são muitas as micro e pequenas empresas que atuam neste cenário e contribuem para o fortalecimento do segmento. O Observatório vem para profissionalizar e capacitar ainda mais o setor e seus empreendedores, que passarão a contar com uma fonte segura de informações que direcionarão o fortalecimento e crescimento destes negócios. Além de fomentar o empreendedorismo para preencher as lacunas existentes de produtos e serviços, que serão apontados pelos estudos".

Gerente regional do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva.

"O Observatório do Turismo e Eventos de Maringá é um projeto interessante para monitorar indicadores do turismo, como taxa de ocupação de hotéis e empregos gerados pelo setor. Trata-se de um mapeamento que ajudará os empresários do setor a fazer investimentos mais assertivos e a melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados aos turistas. O projeto é tão importante que tem a parceria da ACIM".

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), José Carlos Valêncio.

“Os números e os dados estatísticos são essenciais para que uma empresa e uma cidade possam ser administradas. Por isso, o Sivamar louva a atitude do Convention em lançar o Observatório do Turismo e Eventos de Maringá. Conhecendo melhor nossos turistas e seu comportamento, saberemos como atendê-lo melhor e trazer melhores resultados para Maringá neste segmento”.

Presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região (Sivamar), Ali Wardani.