PUBLICAÇÕES

Movimento cresce em junho
Movimento cresce em junho
12/07/2017

O movimento de passageiros no Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Júnior teve alta de 3,4% em junho ante 2016 – foram realizados 49.064 embarques e desembarques no sexto mês do ano passado e 50.733 este ano. É a primeira vez em 2017 que o total de passageiros embarcados e desembarcados em um mês é superior ao registrado no mesmo período de 2016.

O levantamento é do Observatório do Turismo e Eventos, núcleo de pesquisas do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, e mostra que movimentação de passageiros já deu sinais de melhorias em maio, quando a quantidade de embarques e desembarques mostraram estabilidade. No quinto mês de 2016, 58.132 pessoas passaram pelo terminal aéreo, apenas duas a mais que em igual mês de 2017.

Apesar de ensaiar uma recuperação, o movimento no Aeroporto de Maringá no primeiro semestre deste ano caiu 15,3% na comparação com o ano passado. Enquanto nos seis primeiros meses de 2016 foram feitos 373.647 embarques e desembarques, de janeiro a junho deste ano foram 316.532.

O superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, Fernando Rezende, explica que a chegada de aeronaves mais espaçosas e o cenário econômico atual contribuíram para o desempenho de junho.

“Em alguns voos, a Azul substituiu aeronaves ATR pelo avião Embraer, o que alavancou um pouco a oferta de assentos. Destaco também a retomada econômica, que embora ainda pequena, já sinaliza que a tendência é de melhora”, comenta Rezende, que prevê resultados ainda melhores para o restante do ano.

“Para o segundo semestre temos a promessa da Gol e também da Azul de retomarem alguns voos que haviam sido cancelados. Estamos trabalhando para que isso se concretize. Além disso, estamos bem otimistas e tendo a certeza que com a ampliação da pista e a nova taxiway e ampliação e reforma do terminal de passageiros, teremos um incremento de mais voos e também de companhias aéreas”, completa.

Voos

Com relação ao total de voos, junho deste ano registrou 553 pousos e decolagens, 0,9% a mais que os 548 do mesmo mês de 2016. Já no semestre, houve redução de 10,1% na quantidade de voos este ano, caindo de 4.111 em 2016 para 3.693.

Sobre o Observatório

O Observatório do Turismo e Eventos reúne informações para identificar os potenciais e as carências do turismo e eventos da cidade. Os dados são disponibilizados para que especialistas, poder público e privado e a sociedade civil organizada sejam auxiliados nas tomadas de decisão que envolvam o setor. 

São monitorados a tarifa média cobrada pelos hotéis; a taxa média de ocupação dos hotéis; o Imposto Sobre Serviços (ISS) arrecadado na área de turismo; o mercado de trabalho ligado ao turismo; a malha rodoviária; a movimentação do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior e a  movimentação terrestre pela Viapar.

O projeto é patrocinado pela Viapar e tem, ainda, apoio do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Cooper Card e Sebrae.

Todos os dados estão disponibilizados gratuitamente no site www.maringacvb.com.br/observatorioturismomaringa.